Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Dia Aberto LIFE Habitat Lince Abutre
4 junho 2012


Foi na Herdade dos Lameirões (Safara – Moura), uma propriedade do Estado Português totalmente inserida em área de Rede Natura 2000 e gerida pela DRAP Alentejo, que se celebrou o Dia Aberto do projecto LIFE Habitat Lince Abutre: ‘Moura, Mourão e Barrancos – conservação do património natural de uma região‘ - um evento organizado no âmbito das comemorações dos 20 anos do Programa LIFE.

A exposição da banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’, um álbum produzido no âmbito do LIFE Habitat Lince Abutre, denunciava à entrada do monte um pouco do que se falaria por lá ao longo dessa tarde.

Eduardo Santos, coordenador do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, à mesa com a Dr.ª Lurdes Carvalho (ICNB) e o Eng.º Camarate Campos (DRAP Alentejo), deram início às comemorações do Dia Aberto com uma explicação aos cerca de 50 participantes sobre o instrumento financeiro do Programa LIFE, a implementação da Rede Natura 2000 na região e a importância do Sítio Moura/Barrancos no âmbito da Directiva Habitats.
 
 
 
   


Seguiu-se uma sessão de curtas palestras sobre os vários projectos LIFE – Natureza que nos últimos anos têm contribuído para a conservação e recuperação de habitats e espécies ameaçadas da região de Moura e Barrancos, designadamente os projectos LIFE Lince Moura/Barrancos, LIFE Habitat Lince Abutre, LIFE Estepárias, LIFE Inovação Contra Envenenamentos e LIFE Iberlince.


         

   
Às apresentações seguiu-se uma visita guiada pela propriedade, com o fim de observar no terreno algumas das medidas implementadas no âmbito destes projectos. A primeira paragem realizou-se junto a uma extensa seara, onde o LIFE Estepárias está a construir uma torre de nidificação para peneireiro-das-torres, um pequeno falcão com estatuto de ameaça ‘Vulnerável’ em Portugal.




Seguiu-se uma demonstração das acções da equipa canina europeia de busca e identificação de venenos, ao serviço do LIFE Inovação Contra Envenenamentos. Após detectar a localização exacta de um isco envenenado, os cães dão o sinal ao seu tratador que, por sua vez, informa a equipa do SEPNA para proceder à recolha dos indícios.





A visita terminou no campo de alimentação comunitário para abutre-preto recentemente construído no âmbito do LIFE Habitat Lince Abutre. Naquela que terá sido a última oportunidade para visitação ao interior desta infra-estrutura, os participantes ficaram a saber de que forma será feito o abastecimento de carcaças para alimentação daquela que é a maior ave de rapina da Europa, o abutre-preto. Após a entrada em funcionamento do campo de alimentação (prevista para breve), por questões sanitárias apenas o veterinário do projecto estará autorizado a entrar neste campo.


 



 



Comunicação sobre o projecto LIFE Lince Moura/Barrancos (Filipa Loureiro, LPN)

 
 
 
Comunicação sobre o projecto LIFE Habitat Lince Abutre (Eduardo Santos, LPN e Alfonso Godino, CEAI)

 


Comunicação sobre o projecto LIFE Estepárias (Rita Alcazar, LPN)
 
 
Comunicação sobre o projecto LIFE Inovação Contra Envenenamentos (Catarina Machado, CEAI)

 
 
Comunicação sobre o projecto LIFE Iberlince (Lurdes Carvalho, ICNB)



O Programa LIFE


  

É o instrumento financeiro da União Europeia que apoia projectos de conservação da natureza e do ambiente em toda a UE, bem como nalguns países circundantes. Desde 1992, o Programa LIFE co-financiou cerca de 3506 projectos, contribuindo com aproximadamente € 2.5 biliões para a protecção do ambiente.
Saiba mais sobre o Programa LIFE: http://ec.europa.eu/environment/life/