Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
COMUNICADO DE IMPRENSA
2 novembro 2012


COMUNICADO DE IMPRENSA

_____________________________________________________

LIFE Habitat Lince Abutre tem já em funcionamento os primeiros
Campos de Alimentação para Abutre-preto

_____________________________________________________


O projecto LIFE - Natureza “Habitat Lince Abutre” tem actualmente os primeiros Campos de Alimentação para Aves Necrófagas dirigidos à conservação do abutre-preto já licenciados e em pleno funcionamento, com vista a melhorar as condições para a alimentação e estabelecimento desta ave na região do Sudeste alentejano.

São neste momento quatro os Campos de Alimentação já licenciados pelas autoridades competentes e em pleno funcionamento nas regiões de Moura, Mourão e Barrancos e do Vale do Guadiana, tendo-se já confirmado a sua utilização por abutres-pretos. Estas estruturas fazem parte de uma rede de campos de alimentação que está a ser implementada no âmbito do LIFE “Habitat Lince Abutre” no Sudeste do Alentejo e que deverão disponibilizar alimento para esta ave necrófaga de um modo repartido no território e ao longo do tempo. Em breve mais locais integrarão esta rede de campos de alimentação, incluindo dois que estão já em processo de licenciamento.

Os campos de alimentação consistem numa pequena área devidamente vedada e acessível apenas a aves necrófagas, que obedecem a rigorosos procedimentos sanitários e de gestão e monitorização, de modo a que estas estruturas possam contribuir para a melhoria da disponibilidade alimentar do abutre-preto sem colocarem em causa a saúde pública. A sua implementação é feita em colaboração com propriedades e/ou zonas de caça públicas e privadas, tirando partido das carcaças e subprodutos das explorações pecuárias e da actividade cinegética. Para além de licenciados de acordo com a legislação nacional e comunitária, esta rede de campos de alimentação está em total articulação com os sistemas oficiais de recolha e eliminação de subprodutos animais, e contribuirá para os objectivos de conservação da Estratégia para a Conservação das Aves Necrófagas de Portugal actualmente em preparação.
Em conjunto com outras medidas de conservação igualmente dirigidas ao abutre-preto e em colaboração com proprietários, agricultores e caçadores, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre espera que num futuro próximo esta ave Criticamente em Perigo possa ter condições para voltar a reproduzir-se no Sudeste de Portugal.


O projecto LIFE "Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal" visa contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência e reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto, duas espécies Criticamente em Perigo e com importantes funções no ecossistema no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda outras espécies ameaçadas de extinção. Este projecto é coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC), a Associação dos Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / ISCTE-IUL). Com uma duração de 4 anos, entre Janeiro de 2010 e Dezembro de 2013, este projecto é co-financiado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia.


Para mais informações:
Eduardo Santos, LPN – 964 119 504
Alfonso Godino, LPN – 910 942 839

 
Lisboa, 2 de Novembro de 2012
A Direcção Nacional da LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA


 
 
















Fotografias tiradas num dos campos de alimentação para abutre-preto do projecto