Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Participação no II Congresso Internacional FAUNA
22 março 2013


Cerca de 140 estudantes e estagiários de medicina e enfermagem veterinária de todo o país assistiram ao primeiro dia do II Congresso Internacional FAUNA.

Moderado pelo Professor Dr. Virgílio Almeida, presidente do Concelho Pedagógico da Faculdade de Medicina Veterinária e da Sociedade Portuguesa de Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva, o painel dedicado à ‘Medicina da Conservação’ teve início com a palestra do Dr. David Delgado, técnico veterinário do projecto, que falou à plateia sobre os campos de alimentação para aves necrófagas no âmbito do LIFE Habitat Lince Abutre.

Após uma breve introdução sobre o abutre-preto e a sua situação actual em Portugal, foram apresentadas as principais ameaças à espécie, entre elas, a redução da disponibilidade trófica devido à escassez do coelho-bravo e a medidas sanitárias que obrigam a recolher todos os cadáveres de gado, e a questão dos resíduos de medicamentos e de metais pesados (chumbo) nas carcaças do gado doméstico e/ou silvestre. Foi neste contexto que foi apresentada a medida de criação de campos de alimentação para abutre-preto e outras aves necrófagas do projecto, tendo-se descrito os dois tipos de campos de alimentação construídos nas Zonas de Protecção Especial de Mourão-Moura-Barrancos e do Vale do Guadiana (Campos de Alimentação Privados para Aves Necrógafas e Campo de Alimentação Comunitário para Aves Necrófagas), bem como todos os pormenores do procedimento veterinário do fornecimento destas estruturas.

 






O II Congresso Internacional FAUNA foi organizado pelo FAUNA – Núcleo de Animais Exóticos, Silvestres e Selvagens, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, a quem agradecemos pelo convite e congratulamos pelo sucesso do evento.