Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Terceira contagem de aves necrófagas
28 janeiro 2011


Nos dias 13 de Dezembro e 24 de Janeiro tiveram lugar as terceiras contagens de aves necrófagas no âmbito do projecto. A disparidade nas datas deveu-se às condições meteorológicas adversas que obrigaram a atrasar a contagem na ZPE do Vale do Guadiana por mais de um mês. Estas contagens tiveram a colaboração de 6 voluntários, Beatriz Rodrigues, Hugo Sampaio, Inês Rodrigues, Nuno Faria, Tiago Baptista e Tiago Ferro, aos quais aproveitamos para agradecer o apoio. Participaram também na contagem os técnicos da equipa do CEAI no projecto Alfonso Godino, David Delgado, Estrela Matilde e Pedro Lourenço.
As contagens decorreram nas ZPEs de Mourão/Moura/Barrancos e Vale do Guadiana e foram detectadas não só aves necrófagas mas também outras espécies representativas da avifauna do SE Alentejano. Durante os dois dias de trabalho de campo foram detectados 4-5 abutres-pretos Aegypius monachus, a maioria (3-4 indivíduos) na região de Mourão, Moura e Barrancos e apenas 1 indivíduo no Vale do Guadiana. No total foram detectadas 10 espécies de aves de rapina, sendo a mais abundante o grifo Gyps fulvus (250-280 indivíduos), seguido do milhafre-real Milvus milvus (22-26 inds.) e do bútio Buteo buteo (12-14 inds.). Entre as outras espécies detectadas são de realçar a águia-real Aquila chrysaetus e a águia-de-Bonelli Aquila fasciata.
Foram ainda contados quase 300 grous Grus grus, 16 sisões Tetrax tetrax e 12 corvos Corvus corax.

As próximas contagens serão realizadas em meados de Março, sendo a presença de mais voluntários bem-vinda! Os interessados em participar na próxima contagem deverão contactar o técnico do projecto Pedro Lourenço através do email plourenco@ceai.pt.