Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Corredores ecológicos para o lince-ibérico são notícia!
27 agosto 2013 - 10 janeiro 2021


No Sítio de Moura/Barrancos, ao longo das últimas décadas, os olivais de exploração intensiva têm vindo a expandir a sua área, substituindo sistemas agrícolas mais tradicionais, causando perda e fragmentação de habitat neste que é um local de distribuição histórica de lince-ibérico e onde ainda existem elevadas densidades de coelho-bravo. Estes olivais são caracterizados por uma paisagem monótona de reduzida biodiversidade, em oposição aos olivais tradicionais que suportam uma grande diversidade de espécies, nomeadamente aves, insectos e plantas.

Desta forma, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre procedeu à criação de uma rede de corredores ecológicos (totalizando 55ha) por entre os extensos olivais de exploração intensiva, de forma a minimizar o seu efeito barreira, estabelecendo-se assim a conexão entre matagais de pequena e média dimensão e contribuindo para o restauro de um habitat com um elevado valor para o lince-ibérico – o matagal Mediterrânico.


Em entrevista à Rádio Campanário e à RTP, Eduardo Santos e Nuno Curado falam-nos mais sobre esta importante medida. Oiça e veja aqui as entrevistas: