Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Resultado do Passatempo de identificação de espécies necrófagas
27 novembro 2013


No dia 16 de Outubro lançámos um desafio com o objectivo de dar a conhecer a diversidade de aves necrófagas que existem nas Zonas de Protecção Especial de Mourão/Moura/Barrancos e Vale Guadiana – áreas onde o projecto LIFE Habitat Lince Abutre implementou recentemente uma rede de campos de alimentação para aves necrófagas, com vista à recuperação das populações locais de abutre-preto.

Neste momento todos os dez campos de alimentação da rede estão concluídos, licenciados e em funcionamento, sendo que a maioria estão já a ser frequentemente utilizados por abutres.

Assim, o desafio proposto na nossa página do Facebook consistiu na identificação de algumas das espécies necrófagas fotografadas ao longo do ano nestes campos de alimentação, após o seu fornecimento com carcaças de gado doméstico e/ou ungulados silvestres (resultantes da actividade cinegética).

Apenas dois participantes conseguiram identificar correctamente todas as (seis) espécies presentes nas cinco fotografias seleccionadas para o desafio!


E foram eles…


... o Hugo Pinto Pereira e o André Balças!
 

 
Para além de receberem um conjunto de publicações e materiais de divulgação do LIFE Habitat Lince Abutre e da LPN – Liga para a Protecção da Natureza, o Hugo e o André irão usufruir de uma visita e estadia na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, conhecida pela riqueza do seu património natural, habitat, biodiversidade e paisagens.

Este prémio foi gentilmente oferecido pela empresa municipal que gere esta zona de caça nacional, a Herdade da Contenda, E.M., que recentemente criou um serviço de actividade turística como oportunidade de desenvolvimento, disponibilizando aos seus visitantes passeios pedestres, equestres, birdwatching, dark sky e alojamento em instalações recuperadas.


Exemplos da biodiversidade da herdade da Contenda


Nesta herdade o Hugo e o André terão ainda a oportunidade de visitar o campo de alimentação de aves necrófagas criado pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre, local onde algumas das fotos do passatempo em que participaram foram tiradas, e onde poderão observar, entre outras espécies, grifo, abutre-preto, águia-imperial-ibérica e grifo-de-rüppell.
 


Campo de alimentação para aves necrófagas da herdade da Contenda


Deixamo-vos com as fotografias divulgadas no desafio, bem como a identificação das espécies necrófagas nelas “capturadas”. Vejam se conseguem identificar todas as espécies…

 


Foto 1

 

Foto 2




Foto 3

 


Foto 4
 



Foto 5
 

Foto1: Grifos (Gyps fulvus) e um abutre-preto (Aegypius monachus) no centro/direito da fotografia
Foto2: Dois milhafres-reais (Milvus milvus), um em voo e um pousado sobre a carcaça de ovelha
Foto3: Grifos (Gyps fulvus) e um grifo-de-Ruppell (Gyps rueppellii) no centro da fotografia em primeiro plano
Foto4: Grifos (Gyps fulvus) e um abutre-preto (Aegypius monachus) em voo, a dirigir-se ao campo de alimentação. Apesar de distante, o abutre-preto é facilmente identificável nesta imagem devido à sua distintiva silhueta em voo.
Foto5: Pega-rabuda (Pica pica) à esquerda, abutre-preto (Aegypius monachus) ao centro e milhafre-preto (Milvus migrans) à direita, sobre a carcaça.


Em breve lançaremos um novo desafio, em que as penas darão lugar aos pelos!
Fiquem atentos ao nosso Facebook!